[GTER] Ip Bloqueado - Outlook/Hotmail

Luzemário Dantas luzemario at luzehost.com.br
Fri Mar 3 11:45:04 -03 2017

O SNDS (Smart Network Data Service) da Microsoft tem umas ferramentinhas
legais que te ajudam a acompanhar sua reputação. Já descobri até umas
falhas de configuração com ajuda dele. Tem até uma espécie de "API" para
gerar estatísticas.

Fiz inscrição no SNDS para nossa equipe de incidentes e coloquei os
caras para olhar a caixa postmaster de cada site, quando aplicável. Não
é um trabalho fácil, mas o efeito compensa. Dentre as opções disponíveis
no SNDS, a opção "Junk Mail Reporting Program" permite acompanhar as
reclamações de SPAM. No painel ajustei as notificações para "ARF", assim
a mensagem original vem anexada.

Nossa equipe de sugurança faz uma pré-análise de acordo com o tema,
cabeçalhos, etc. De acordo com as características da mensagem,
encaminhamos para o cliente orientando-o a entrar em contato com o
cliente dele (destinatário) através de outra origem de email ou usando
outros meios, a fim de evitar sujar mais o IP. Assim o cliente interaje
com o destinatário do email e em geral uma das duas possibilidades
abaixo ocorre:

- O cliente para de mandar/diminui emails para aquele destino;
- O cliente dele desmarca a mensagem como SPAM, caso o tenha feito por
engano.

Essa metodologia tem surtido efeito bastante positivo. As nossas
estatísticas no SNDS tem ficado abaixo de 0,1% no geral. E olha que há
umas faculdades que mandam volumes enormes de emails para os alunos,
principalmente os que fazem cursos à distância. Quem usa Moodle sabe como é.

Esse é o mesmo princípio do DMARC, para quem já está usando deve
entender. A possibilidade de ter para quem reclamar melhora muito a sua
reputação, até mesmo se algum cliente estiver mandando SPAM. Tudo fica
mais fácil de tratar. Também recomendo fortemente que exista uma caixa
postmaster para cada domínio, e que alguém trate emails nessa conta. Os
grandes provedores de correio estão pegando pesado quando alguém marca
uma mensagem como SPAM, e em geral é nessa conta que os contatos são
feitos. O Google também possui um programa semelhante ao da Microsoft em
http://postmaster.google.com <postmaster.google.com>.

Sugiro que todos deem uma atualizada em www.dmarc.org para pegar o
conceito, caso ainda não o tenha feito. A Microsoft usa o SNDS como um
mecanismo alternativo ao DMARC, mas a idéia é a mesma.

Luzemário Dantas
LuzeHOST