[GTER] Google detalha novo algoritmo de congestão TCP

Douglas Caetano dos Santos douglascs at taghos.com.br
Mon Jul 31 10:33:13 -03 2017

Oi Fábio,

On 31-07-2017 10:00, Fabio Ribeiro wrote:
> Um detalhe que fico imaginando o Google em fazer esta empreitada é
> performance em streaming de video, arquivos grandes. O que não é o caso
> de comunicações mais peculiares como WhatsApp, que tem quadros muitos
> pequenos e por fim não tem grande vantagem.
>
> Confere?

No meu ponto de vista, e pelo que li, confere sim. Uma das razões para a criação
do BBR foi a existência do Bufferbloat [1], que gera principalmente um grande
aumento geral de latência na entrega de pacotes. O BBR procura controlar o envio
de forma a evitar o acúmulo de pacotes em buffer no caminho entre as pontas. As
pequenas transferências também têm vantagens porque o BBR consegue alcançar mais
rapidamente a banda máxima do caminho (a depender de diversos fatores, claro),
mas, como tu disseste, não é lá uma grande vantagem para essas transferências em
si. A vantagem será a redução/eliminação da latência provocada pelas grandes
transferências. Outro objetivo do BBR é a estabilidade na transferência em
caminhos com grandes perdas ou com grande latência natural (distâncias
continentais, por exemplo).

[1] https://en.wikipedia.org/wiki/Bufferbloat

Abraço!
Douglas.