[GTER] Monitoramento simples de diversos servidores

Renato Américo Galvão renato.galvao at connectsa.com.br
Fri Jul 28 16:45:30 -03 2017

Raul e Guilherme,

Também uso o Zabbix aqui na empresa e na minha opinião o Nagios é mais
leve do que o Zabbix. O Nagios

é mais simples de configurar, basta ter o NRPE instalado no cliente caso
queira monitorar serviços mais específicos

tais como (WEB, DNS, Bancos, aplicações proprietárias etc...). Caso seja
só saber se o servidor

está vivo basta cadastrar o ip do servidor remoto no Nagios que ele
passa a testar se o servidor remoto esta vivo. Ele fica fazendo

um PING no IP. Aqui uso o Zabbix para gerar estatísticas diversas e
gráficos. Além de no Nagios não haver a nescessidade

de ter um Banco de Dados rodando. Agora faça uma avaliação mais
detalhada das necessidades do que deseja monitorar e que

resultados deseja obter. As duas ferramentas são excelentes.

Abraços

Renato Galvão