[GTER] Resolução de nomes baseadas em falhas de links

Lotic Lists lists at lotic.com.br
Fri Jul 28 14:46:28 -03 2017

O que você precisa é uma solução de GSLB (Global Server Load Balance).

Diversos fabricantes possuem soluções proprietárias, F5 DNS, Citrix NetScaler, Array Networks, A10 Networks e tantos outros.

Via software ainda tem a Amazon Route 53 https://aws.amazon.com/route53/

Agora, se não deseja ter custos, pode usar um software opensource que faz o básico do GSLB, se chama Polaris-GSLB https://github.com/polaris-gslb/polaris-gslb
Ele usa o PowerDNS e o Memcached, tem probes de checagem e algoritmos de balanceamento bem básicas comparado com soluções proprietárias, no meu caso atendeu em vários projetos como essa tua demanda. A documentação explica direitinho como ele funciona.

Um erro comum nas implementações é substituir o DNS autoritativo do domínio principal pela solução de GSLB, não faça isso. Não substituía o seu Bind pelo PowerDNS utilizado no Polaris-GSLB, apenas delegue um sub-domínio no Bind, por exemplo gslb.domain.com para os IPs dos PowerDNS e no seu DNS principal (Bind no caso) trabalhe com CNAMEs, por exemplo, www.domain.com IN CNAME www.gslb.domain.com.

Atenção no TTL, não utilize menor que 10 segundos, normalmente eu utilizo entre 30 e 60 segundos para as entradas que farão parte do GSLB.

Mais informações de como o GSLB funciona e como alguns fabricantes implementam pode ver os links abaixo:
https://www.loadbalancer.org/eu/blog/gslb-why-global-server-load-balancers-dont-always-suck-polaris-gslb
https://www.eukhost.com/kb/global-server-load-balancing/
http://www.carlstalhood.com/global-server-load-balancing/
https://www.nginx.com/resources/glossary/global-server-load-balancing/