[GTER] Reduzir tabela Rotas

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Jul 27 12:47:39 -03 2017

> Bom dia, amigos.
>
> Como estão? Algum oráculo do BGP / Cisco por ai pra dar uma força?
>

> Estou pensado no seguinte: Irei adquirir um Cisco Catalyst 6506, a
> controladora suporta 1.000.000 de rotas IPv4 e 600.000 rotas IPv6. Alguns
> colegas disseram que terei problemas com travamento, pois as rotas BGP já
> estão próximas desse valor.

Ela não suporta tudo isso não... suportaria apenas se trabalhasse apenas em
v4 ou apenas em v6. Como você vai rotear v4+v6, vai ter que escolher um
particionamento entre v4, v6 e MPLS que diminuirá o número máximo de todos
3 protocolos.

> Vocês concordam com isso?

Eu acho que você podia pensar em comprar um roteador que seja ao menos
desta década...

> Como posso reduzir a Tabela BGP? Qual a melhor prática para sumarizar as
> rotas que recebo?

1) Não filtrar as rotas dos IX em que você participa onde é muito comum
usar desagregação
2) Filtrar por tamanho de prefixo as rotas de trânsito que você recebe; por
exemplo, aceitar apenas /21 ou mais curto.
3) Incluir uma rota default para cobrir os espaços que você filtrou.

Rubens