[GTER] Configuração aspath

Elizandro Pacheco elizandro at pachecotecnologia.net
Mon Jul 10 22:18:03 -03 2017

AS-path são quantos ASs vc tem no caminho.

Imagine que pela OPeradora 01 vc tem 3 as's ( não saltos, porque um as pode ter mais ou menos saltos )

E pela Operadora 02, vc tem 2.

Se vc, por algum motivo quiser empatar, para que seja analisado o próximo parâmetro de escolha, vc adicionaria 1 prepend na operadora 02.

Assim, vc teria 3 na OP01, e 3 na OP02. Ok?

Beleza, pra vc entender o efeito disso, vc teria que estudar o protocolo pra conhecer os demais parâmetros até que um desempate e a escolha seja feita. E acredite, até o tempo de sessão conta em alguns routers.

Bom, agora se vc quer PIORAR a segunda operadora, vc botaria 2.

Mas recomendo prestar bem atenção no que o Rubens disse, antes de acreditar que exista alguma mágica ou que bgp tenha comportamento próximo a balance ( muito menos daquele que soma hehehe )

Entendido?

Apesar de ser antigo, te recomendo muito a leitura do Documento do Rinaldo Vaz, http://www.anid.com.br/sala/apostila_bgp/parte_1.pdf

Um abraço,

Elizandro Pacheco