[GTER] Que software vocês usam pra backup?

Antonio Augusto de Cintra Batista antonio at unesp.br
Tue Jan 31 15:34:55 -02 2017

Tiago e pessoal,

Eu li as respostas, são muito boas e interessantes as contribuições de cada um. A minha aqui é apenas para um caso particular de backup, não representa a solução para todo o problema proposto na mensagem do Tiago. É muito útil para mim e também pode vir a ser útil para outras pessoas.

Quando a necessidade é fazer um backup (imagem) de uma máquina GNU/Linux, para posterior restauração da imagem ou clonagem, eu sugiro o procedimento que eu tenho utilizado com sucesso em mais de 50 servidores remotos. O procedimento pode ser todo executado via ssh, tanto a geração da imagem como a clonagem (remota ou local). As máquinas de origem e de destino podem ser físicas ou virtuais. Todo o processo pode ser executado com os utilitários usuais de uma máquina GNU/Linux, sem a necessidade de instalação de software específico para isto. O disco de destino pode ser menor do que o disco de origem (ao contrário das soluções usuais de clonagem). A imagem é um archive .tar dos arquivos da máquina de origem, o que permite uma fácil edição da imagem antes de se utilizá-la para clonagem em outra máquina.

O procedimento pode ser visto em mais detalhes:

http://cintrabatista.net/clonagem_de_linux.html

[]s,

--
Antonio Augusto de Cintra Batista