[GTER] 3 Principais erros e 3 principais acertos

Israel Ramos israel.melo.ramos at gmail.com
Fri Jan 27 11:48:04 -02 2017

Sávio, Bruno e Lucas, primeiramente obrigado pela colaboração.

Sávio, bem sensato seu comentário, faz muito sentido! Escutar a todos e
entender diferentes pontos de vista é importante em qualquer negócio. Em
relação ao cliente não saber o que é bom pra ele, concordo plenamente. Na
área que mais atuo hoje, engenharia de software, sinto isso na pele todos
os dias. Aprendi que a melhor maneira de lidar com isso é simplesmente
vender o que eles querem e entregar o que sabemos que eles precisam. Mas
também aprendi que temos que ouvi-los com muita calma e abertura pois eles
conhecem o negócio deles melhor do que você.(me refiro aos cliente
corporativos) Na maioria das vezes 20% de coisas simples resolvem 80% dos
problemas.

Bruno, estou tomando nota de tudo que disse. Muito obrigado.

Lucas, isso é muito triste. Realmente, em relação a visibilidade, trabalhar
com tecnologia é muitas vezes injusto. As coisas mais importantes não são
tangíveis/visíveis. Outras parecem mágica! (risos irônicos aqui). Mas faz
parte! Para lidar com isso, minha estratégia é estar sempre cercado por
pessoas que entendam do seu trabalho, de preferência melhores que você. E
para aquelas que não entendem, simplesmente evite dar satisfações ou
justificativas, poupe elas de detalhes, e quando forem inevitáveis apenas
diga o que elas queiram ouvir.