[GTER] Petição para Internet sem Limite de Trafego.

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Tue Jan 24 16:27:10 -02 2017

Ninguém precisa destilar textos e textos e textos, querendo dizer que a
franquia não pode ser cobrada. Ela pode. Cada empresa tem de ter autonomia
para poder cobrar como bem entender.

Eu não cobraria, simplesmente porque acho que dá mais trabalho para prestar
um serviço menos atraente.

O que precisa haver é opção. Em muitas cidades há apenas 1, 2 no máximo.

A vivo e Net não querem dar opção real, tanto que hoje eles dizem que há
franquia sem ser cobrada, mas não mostra a diferença de preços para o plano
ilimitado.
E na área delas, não tem outros provedores. Não há competição.

A Anatel se fosse séria, como sua análoga espanhola, resolveria isso em
dois segundos, simplesmente dizendo, quer cobrar franquia, pode cobrar, mas
a contrapartida será você abrir sua rede de fibras para outro provedores
usarem, e oferecerem seus próprios planos, com ou sem franquia.

E abrir de verdade, não essa enganação do Snoa e do Pgmc que só serve para
burocrata de Brasília ganhar prêmio internacional.

Aqui a Vivo ganhou um "feriado" de 10 anos antes de ser obrigada a abrir
sua rede de fibras sob a alegação de que isso "desincentivaria" o
investimento em novas redes de fibras. A Anatel engoliu, a Anatel
espanhola, não. E adivinhe? Lá na Espanha outros provedores podem usar a
rede de fibras dá Telefônica.

A KPN, comprou a rede aberta Reggerfiber. A Telefônica comprou a KPN. E o
órgão holandês só deu autorização para a compra, sob a condição de que a
Reggerfiber continuasse sendo aberta. E assim foi feito, a Telefônica vive
e fatura bem, remete seus lucros, mas sua rede e aberta e a competição é
pujante.

Aqui não há competição porque há capitalismo de compadrio e não porque a
Telefônica remete seus lucros para fora.

E competição é o que vamos criar com o nosso projeto de rede compartilhada,
que a duras penas, está saindo do papel. Exatamente, uma única rede, vários
provedores.