[GTER] RES: RES: Petição para Internet sem Limite de Trafego.

wwguarda at uninove.edu.br wwguarda at uninove.edu.br
Wed Jan 18 08:44:37 -02 2017

O que temos visto no Brasil é um modelo onde os provedores de internet ganham dinheiro em função da ociosidade. E desde o início, não garantem a entrega total da velocidade contratada. Tal margem tem diminuído e hoje entregam algo mais próximo daquilo que vendem.

O problema que vejo nos planos de franquia é que provavelmente as operadoras deixarão de vender planos que não possuam franquias de dados.

Nossa empresa tem sede em Jundiaí. A fibra ótica estava chegando lá porém, a Telefonica comprou a GVT e então tudo parou.

Temos ali internet de 2MBPS o que para os padrões de hoje é muito pouco. Pagamos R$136,00 pela tal conexão. Então pergunto. Porque iriam nos oferecer 100MBPS a R$79,90?

Bem, compramos um roteador com load balancer assim poderíamos contratar vários planos de 2MBPS. No entanto a solução não funcionou pois, não existem portas para instalação de novos planos de 2MBPS.

Com os planos de franquia o que se pretende é aumentar significativamente a lucratividade das operadoras sem a necessidade de novos investimentos.

Ou seja, ganharão mais dinheiro vendendo um produto pior.

Então novamente pergunto. Se não houver uma legislação que obrigue as operadoras a oferecerem planos com ou sem franquia de dados. Haverá interesse em vender planos full? Eu duvido. E vocês o que pensam?