[GTER] Duvidas sobre Terremark

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Jan 17 12:03:37 -02 2017

>:

> Prezados,
> A empresa em que trabalho já está conectada ao IX SP (PTT de São Paulo)
> através do PIX Equinix.
> No passado, existiam empresas que não estavam no PTT SP e faziam troca de
> tráfego apenas no Terremark.
> Alguém sabe informar se atualmente existe alguma empresa que esteja
> fazendo troca de tráfego apenas em Terremark SP?
> Ou melhor, alguém na lista está em Terremark e poderia passar uma dica
> sobre com quem vale a pena fazer peering por lá?
> Desde já, muito obrigado.
> [...]

Há anos atrás a diferença de tráfego entre o IX.br (à época PTT-Metro) e a
matriz da Terremark era de 10:1 em tráfego, ou seja, um mesmo AS (focado em
acesso corporativo mas que tinha também operação residencial) recebia 10
vezes mais tráfego vindo do IX.br. Eu suspeito que essa diferença seja
ainda maior atualmente.

Os peers que estavam na Terremark e não no PTT-Metro, naquela época, são os
mesmos que hoje estão no IX.br fora do ATM. Ou seja, se a questão é acesso
a esses, basta convencê-los a fazer bilateral com você... mesmo na
Terremark, esses players tinham veto a cada membro que entrava na matriz de
troca, e advinha só: todos deram bola preta para o AS em que eu trabalhava.
Ou seja, a presença deles não gerava efetivo ganho de tráfego.

Notar que nessa época a Terremark ainda não era PIX do IX.br, e hoje é...
então mesmo quem tenha equipamentos lá, pode estar no IX.br, o que
provavelmente é o que sistemas autônomos adeptos de peering façam. E os
avessos a peering não há o que mude a cabeça deles, então...

Rubens