[GTER] Petição para Internet sem Limite de Trafego.

Francisco Paletta francisco at assembler.com.br
Fri Jan 13 16:02:09 -02 2017

O interessante é que, desde o início da discussão, cada um tem sua opinião
formada e passa o resto do tempo tentando racionalizar e justificar seu
ponto de vista. (culpando governo, agencias reguladoras, interesses
capitalistas das empresas, etc)

Eu queria propor um exercício: (Já que a grande maioria prefere a cobrança
da banda e não a cobrança por tráfego)

-*Quais seriam o cenário e condições ideais* para que (mesmo os que
defendem a cobrança por banda) aceitemos trocar a cobrança por banda por
uma cobrança por tráfego?

----- Background

É obvio que ninguém quer sair "perdendo" nessa briga e por isso a gente
tende a polarizar. Eu acho que perdemos a chance de conseguirmos coisas
melhores para nós mesmos (clientes e consumidores) e que também atendam às
necessidades de mudança e adaptações que as provedoras precisam fazer.

Não quero defender um modelo ou outro mas é interessante lembrar que os 2
outros principais serviços que recebemos em casa são cobrados por tráfego
(e a banda, apesar de poder ser diferente de acordo com a necessidade, não
é a tarifa principal).

(1) A água potável chega em nossas casa em tubos de 3/4 de polegada (banda)
mas nos pagamos pelos metros cúbicos de água que consumimos (tráfego). Uma
empresa, que precisa de uma velocidade maior na entrega de água continua
pagando pelo metro cúbico, mas a entrega é feita em tubos de 1e1/2
polegadas. Por entrar num grupo de consumo maior essa empresa paga menos
pelo m3 individual. A empresa de água ganha na venda por grande quantidade.

(2) A energia elétrica é entregue em nossas casas em fios de calibres
diferentes o que consequentemente disponibiliza uma amperagem máxima
determinada (banda) - varia entre 30 amperes até 100 aperes para casas
menores ou maiores. Mas somos cobrados pelo Kw/h (tráfego) que consumimos
por mês. Uma empresa grande cuja alimentação é de mais aperes, acaba
entrando na classificação de indústria e paga menos pelo kw/h individual. A
empresa elétrica ganha na venda pela grande quantidade.

Devemos lembrar que a Internet não foi projetada para ser rápida, ela foi
projetada para ser resiliente. Faze-la funcionar em torno da velocidade
pode ser um erro, algo que vai contra seu princípio básico. Talvez estamos
em um ciclo vicioso, desde os modens de 56kbps, a entender que o que mais
importa é a velocidade. Mas a tecnologia hoje é outra. Podemos ter uma
Internet muito melhor.

Deveríamos "resetar" nossas opiniões, abrir a cabeça e discutir, dentre
todos os cenários possíveis, se há algum que nos satisfaça, faça sentido,
seja um "ganha-ganha" com as provedoras -  e esteja em consonância com os
princípios da Internet.

Francisco Paletta
(11)99595-0950