[GTER] Franquias NET

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Sat Feb 25 00:25:32 -03 2017


Quer dizer que a culpa da quebra da Oi é do estado e nunca da má gestão dos executivos que pensam nos seus bônus e não no futuro da empresa?

Quer dizer que procurar serviço mais barato e flexível é culpa do usuário e não da empresa que tem monopólio, subsidio cruzado (assinatura básica), não presta o serviço (bônus ao inves de cobrar por minuto usado), sem contar o preço alto?

Esse boato me parece bem manipulado por aqueles que adoram culpar o governo por tudo, mas nunca assumem que o vilão real é outro. Como quase sempre, a culpa é do capitalista ganancioso que só pensa em si e não percebe que capitalismo não resiste se não houver quem possa consumir os produtos!

Se a empresa não tem competência para executar a concessão, devolva e vá vender missangas. Por que nenhuma larga o osso? Já pensou nisso? 

 ________________________________


Não tem nada a ver com os lucros caindo desde 2013 (ou até antes, não pesquisei melhor) por causa do infinitamente crescente "custo Brasil", uma recessão causada por um governo desprezível e a migração em massa dos serviços de voz para OTTs, certo? Pesquise no Google e verá: "lucro cai site:telesintese.com.br". Note que mesmo assim os investimentos em infraestrutura foram mantidos ou até aumentados, no caso de várias operadoras. As novas redes de acesso FTTH e FTTC (VDSL2 e DOCSIS 3.0) do Vivo Fibra, TIM Live, NET Virtua e Oi Fibra vão muito bem (as reclamações que surgem são isoladas e não relacionadas a sobrecarga)! As rede de transporte também estão muito bem, do contrário até provedores estariam com problemas nos seus links.

Uma vez que a troca dos serviços de voz por dados tem reduzido os lucros das operadoras, está evidente que o modelo atual em que são prestados não é muito interessante para elas, que vão tentar implantar formas de melhorar isso (elas pensaram em franquias, mas devem existir outras). Notar que a migração para OTTs é um efeito global, mas não é em todos países em que as operadoras estão usando franquias como uma medida para contornar os efeitos disso. A mesma Telefónica, que foi a primeira a falar nisso aqui no Brasil, por meio da Vivo, não deu sinais da mesma intensão na Movistar. A diferença? A economia dos países que a Movistar atende não está tão destruída como a do Brasil, então a população ainda tem bom poder de compra e há espaço para outras medidas não tão severas.

As operadoras divulgam relatórios financeiros, mas alguém já viu algum relatório de infraestrutura? Então de onde tiram esses apontamentos infundados? Esse boato me parece bem manipulado por aqueles que adoram culpar empresas privadas por tudo, mas nunca assumem que o vilão real é outro. Como quase sempre, a culpa é do Estado!

 




More information about the gter mailing list