[GTER] CGNat - Quem esta usando e quais são os desafios?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Feb 23 15:28:02 -03 2017

> O problema do IPV6 nativo é o whatsapp que não funciona( outros app tambem
> não funcionam, mas não chegam perto da popularidade do whasapp).

Esse tipo de aplicação, assim como o Skype, pode funcionar usar 464XLAT (
https://tools.ietf.org/html/rfc6877).

> No dia que o Whatsapp anunciar que funciona IPV6, eu comeco a colocar full
> IPV6 em larga escala. Hoje já faco nat de IPV4, vai continuar com NAT mas
> agora NAT64.
>
> Para mim Dual Stack = Problems ^128

Com o requisito da AppStore da Apple de compatibilidade com IPv6, é
estranho isso do WhatsApp não funcionar com v6... eu não lembro de ver esse
exemplo citado, ao contrário do Skype que é sempre lembrado nessa hall of
shame.

Rubens