[GTER] Esgotamento Endereços IPv4

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Feb 17 12:14:18 -02 2017

Patara, bom dia.

Mata uma curiosidade minha, alias, duas, que apesar de ja ter procurado e
perguntado em outros forums e oportunidades ainda não tenho um
esclarecimento claro:

- Existem 16 x /8 marcados pela IANA como "Future Use" (Do 240/8 até 255/8)
- (ou até o 254/8 se quiser excluir o último). Segundo a explicação que me
foi passada (e peço desculpas se estou reproduzindo errado) esses endereços
não são sequer encaminhados por muitos vendors de roteadores, uma questão
de firmware no meu entendimento.
O IETF preza pela interoperabilidade o que é natural e justo, mas não
valeria a pena trabalhar em cima da possibilidade de se utilizar esse
espaço todo desperdiçado para distribuir aos RIRs ? Estamos falando de 16 x
/8. Não é pouca coisa !
Independente de quanto tempo mais isso irá durar, ver 16 x /8 continuarem
no congelador é no mínimo estranho.
O que dizem nos forums de discussão mais adequados a respeito ?

- A outra questão é talvez um pouco mais política e um nó mais difícil de
desatar. As instituições Americanas que possuem /8's e obviamente jamais
utilizarão todos esse endereçamento (com exceção talvez de Telecoms), mas
uma Universidade ou um órgão do Governo não utilizarão.
Eles alegam ser direito adquirido, mas já se tentou colocar essa discussão
na mesa de maneira mais séria para recuperar nem que seja 1/4 ou metade
dessas alocações ?

Por fim faço uma última ponderação: talvez no interesse de não se atrasar
ainda mais a disseminação do IPv6 exista alguma resistência para se avançar
nesses dois cenários citados acima.

Saudações

Fernando Frediani