[GTER] Fiber Long Haul

Luzemário Dantas luzemario at luzehost.com.br
Sun Feb 5 10:46:10 -02 2017

Na época em que trabalhei na rede da Eletronet tinhamos enlaces de até
160km diretão, usando o (antigo) OLS400G da Lucent (hoje
Alcatel-Lucent). Saia +20dBm e chegava -28dBm, mas chegava.

Acredito que isso só seja possível no DWDM, e mesmo assim com fibras
selecionadas.

Em cada estação havia uma derivação com demux para SDH (um STM-64), mas
poderiam ser utilizados até 40 tributários de 10 gigabits cada. Coisa
monstra para um backbone nacional, mesmo nos dias de hoje.

O equipamento era de 400 gigabits, foi atualizado para 800 gigabits, mas
quando saí havia planejamento para um novo upgrade de software para 1.6
terabits. Essa é a rede que está nas mãos da TELEBRÁS hoje.

Pela experiência que tenho, acredito ser mais recomendado usar DWDM para
longas distâncias, mesmo que isso custe um pouco mais. A regeneração
envolve equipamentos mais simples que outras tecnologias (na maior parte
dos trechos basta usar amplificadores banda larga), assim há uma
"tendência" a haver um TCO menor.

Luzemário

Equipe LuzeHOST
LuzeHOST Team