[GTER] Parabéns Uesley - GTER 44 - IPoE como alternativa ao PPPoE

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Dec 18 16:33:09 -02 2017

> Exato, porem em Mikrotik não é com IPoE e com DHCP direto e algumas coisas
> mudam como:
> - o controle de banda deve ser feito na porta do switch ou na ONU
> - tem que falar pro Mikrotik aceitar falar apenas com quem pediu IP por
> DHCP

O cenário com Mikrotik que eu citei na apresentação do Uesley tinha
controle de banda no Mikrotik... e olha que era controle individual.
Originalmente eu achava que apenas com PCQ seria possível aguentar muitos
assinantes, mas naquele cenário simple queue funcionou tranquilamente e era
mais simples do que gerir pools de IPs distintos para velocidades
distintas.

Rubens