[GTER] EUA irão votar se mantém ou não neutralidade da Rede

Leandro leandro at allchemistry.com.br
Mon Dec 18 09:28:59 -02 2017

Em 18/12/2017 09:06, Rubens Kuhl escreveu:

> Na verdade, existe um único provedor nessas regiões por causa do antigo
> monopólio estatal. Ou seja, havia um excesso de regulação, e essa empresa
> privada comprou o direito de explorar essa ineficiência estrutural. Ela não
> conseguiu isso por mérito, e não mantém isso por mérito. E pelo que se vê
> dos TACs e refinanciamentos, continua usando interferência do estado para
> manter essa posição.

Boa. Neste caso. Acredito que estamos entrando na discussão correta da
real causa do problema. Minha simplificação era mais no sentido de
explicar um mercado mais aberto, mas existe mesmo esse problema lá.

Entendendo a causa real do problema, pode ser que os cidadãos americanos
passem a questionar o excesso de regulação nos EUA e isso pode resultar
até mesmo na queda do FCC, que é o equivalente à Anatel aqui no Brasil,
ou até limitações drásticas a este. Os americanos precisam aproveitar
essa onda de desregulamentação para promover essa queda já ou então
limitar a ação do FCC ao nível mínimo. Talvez uma janela de oportunidade
política dessa demore a se repetir lá.

Segue um vídeo muito bom sobre o assunto:

    https://youtu.be/-P64QUbeo_k

Mas para finalidade de explicação, estamos numa situação estupidamente
pior que eles porque lá existe pelo menos uma cultura de ceticismo sobre
o papel do Estado no mercado, coisa que aqui no Brasil é praticamente
unânime que o Estado tem que intervir em tudo. Eu boto muita fé que essa
experiência é uma grande oportunidade dos estadunidenses terem um pais
melhor e infelizmente não tenho a mesma esperança sobre o Brasil. Porém
eu vou ficar muito feliz em descobrir no futuro que eu estava errado
esse tempo todo! Quem sabe eu ainda estar vivo para assistir o povo
pedir o fechamento da Anatel.