[GTER] Segestao de RFC

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Dec 11 09:53:38 -02 2017

Acabei de me lembrar que tem operadoras que usam Blocos IP válidos na
Internet, porém não colocam ele na DFZ(não divulgam esse bloco). Um exemplo
é a Level3.

É uma técnica meio controversa, mas que faz algum sentido...

Ele usam esses IPs válidos nas redes de Enlace, mas estão "escondidos"
embaixo de uma camada de MPLS.
E pelo que sei eles além de esses IPs não estarem divulgados para a
Internet(DFZ), eles estão numa VRF específica de gerenciamento e essa VRF
está toda atrás de firewall.

Ou seja:
Tens que ter MUITA consideração com os aspectos de segurança.