[GTER] CGNAT e NetFlix

André Carlim andre at stubnet.info
Thu Aug 31 16:38:46 -03 2017

Em 2017-08-31 14:27, Fernando Frediani escreveu:
> Essa na minha opinião é a melhor maneira para se fazer CGNAT e que dá
> menos
> trabalho de manutenção.

R: Sim, esse é meio menos "trabalhoso" de fazer isso, e diga-se de
passagem o que consome menos hardware, porque fazer log de tudo, mata o
concentrador, e o host de armazenamento.

> Há quem diga que o limite do número de portas pode ser um problema e
>  alguns casos mas acredito que isso tende a sumir com o uso em conjunto
> com
> o IPv6 e conforme maia conteúdo se torna disponivel em v6.

R: Só vai ter problema se fizer com menos de 512 portas, tenho um
cliente que esta com a rede saturada, mais de 25K assinantes só na
fibra, aí fizemos com 512 portas para clientes residenciais, tem gente
com 50Mb de banda e não incomoda, entretanto eu recomendo sempre no
mínimo 1024 portas (64 assinantes por ipv4 público). E sim, nem faço
onde não vai ser dual-stack. Tem até um videozinho do cgi.br que faz
menção a isso.

> André - uma curiosidade: quando a polícia chega ela ja vem com madado
> em
> mãos ? No caso de vir sem ela pede a colaboração numa boa ou exige ?

R: Aí depende, tem oficial gente boa que tem bom senso, aí eu ajo com
bom senso também, a única coisa que recomendo o dono do provedor, ou o
setor jurídico a ter é um declaração assinada pelo oficial, dizendo que
ele solicitou aqueles dados naquelas data, mas isso mesmo pra quem não
tem cg-nat, hehe. Agora em casos onde os caras vem na "canela", não
recomendo fornecer nada sem ordem judicial.