[GTER] Como obter CDN para grupo de AS

Tiago Giovanaz da SIlva tiago at giovanaz.com.br
Mon Aug 28 08:07:43 -03 2017

Ricardo,
Esse aumento foi por causa do GGC sim, sendo que ainda estamos ativando
novos participantes.
A estrutura montada foi bem simples: colocamos uma CCR1072, 1 porta 10Gbps
para cada um dos 2 servidores, 2 portas 10Gbps para o switch do IX, uma
porta para o nosso router e outra para receber o link consorciado.

Douglas, eu acho que isso contribui para a descentralização sim, tendo em
vista que alguns provedores, ao invés de ir até SP, estão buscando o
tráfego aqui.

Como o IX fica em uma universidade comunitária, sem fins lucrativos, que
tem na sua missão e visão o desenvolvimento do Vale do Taquari, isso
facilitou muito as coisas, inclusive temos verbas da própria universidade
para melhorar a entrada de participantes e montagem de infraestrutura. No
nosso caso, dividimos apenas o custo de um link IP de 1Gbps com percentil
95 até 2Gbps entre todos os 10 ASNs que hoje estão consumindo o GGC. O
valor fica bem em conta!

Esse projeto, ao meu ver, evoluiu por estar em uma entidade neutra, ter a
adesão de diversos provedores da região e o Google aceitar esta forma de
compartilhamento do GGC.

Tiago