[GTER] RES: Referencia de Softrouter

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Fri Aug 25 14:22:51 -03 2017

> O throughput tende a ser o mesmo em VyOS e não VyOS, pois depende mais da
> construção do plano de dados do que plano de controle.

Descupe, nao faz o menor sentido essa frase. Nao entendi na verdade o que
vc quis dizer. Um Linux e um FreeBSD no Edgerouter Lite, nem metade do
desempenho do sistema ativo. Porque? Pq o sistema nao tira proveito do
plano de dados como projetado e fazem "do seu jeito".

O sistema faz toda diferenca! Cada um acessa o plano de dados em momentos
diferentes, a criterio do plano de controle, alguns interrupt based, outros
em loop always-busy, sem falar nos metodos alternativos de acesso ao plano
de dados, cuja construção não garante uniformidade em como ele é usado.

Na vida real, mesmo equipamento vai dar uma performance com VyOS, outra com
FreeBSD, outra com Ubuntu, outra com FreeBSD melifaro routing (muito
melhor), outra com pfSense, outra com vRouter 5400, outra com vRouter 5600,
outra com Juniper vSRX, outra com netmap, outra com Juniper vMX.

> Eu não duvido nem um pouco de quem falar que conseguiu 60 Gbps por sentido
> (120 Gbps de throughput total) num x86 bem montadinho. O que eu vou pedir
> truco é se alguém falar de 100 Gbps... que é a nova fronteira de "cadê seu
> Cisco/Juniper/Huawei ?"

80Gbps bidirecional (160Gbps RX+TX) desde 2014, em x86, 70Mpps.

https://networkbuilders.intel.com/docs/Vyatta_5600_Performance_Test_Full_Report.pdf