[GTER] Referencia de Softrouter

Urik B. da Silva urik at rootz.com.br
Thu Aug 24 11:35:14 -03 2017

Junior,

Em uma experiência recente com serverU posso te afirmar que me
decepcionou bastante o suporte deles. O hardware felizmente têm se
comportado muito bem.
Fiz uma consultoria e mesmo sem nunca ter usado, via várias mensagens
positivas aqui da lista e recomendei ao proprietário do provedor que
comprasse o L800.

O equipamento veio numa caixa toda remendada parecendo que era usado. O
"manual" prefiro nem comentar. E como diria Steve Jobs, o cliente
precisa ter uma grande experiência ao abrir a caixa do seu produto.

Ao analisar o equipamento, os botões do display LCD estavam "afundados".
Mesmo ponderando tudo isso pela pressa de migrar o roteador, a pior
surpresa foi saber que o FreeBSD 11 que eles disponibilizam não está
"pronto" para entrar em operação sem um setup completo do sistema de
pelo menos umas 2 horas. As interfaces são reconhecidas em ordens
diferentes do equipamento (existe um patch para corrigir). O BGP não
está pré-compilado (precisa saber compilar). Ao ligar no suporte, um
atendente sem vontade e cheio de burocracia te diz que não dá suporte ao
software, mesmo eles disponibilizando uma ISO "customizada" no file
server deles. Ou seja, se você tiver que fazer um deploy nas pressa,
esqueça o FreeBSD.

Está estável usando VyOS, mas fiquei com uma pulga atrás da orelha.

Se sua exigência é trivial, EdgeRouter é minha recomendação.

--

Urik B. da Silva