[GTER] Opções de como fomentar os IX Regionais

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Wed Aug 23 08:51:53 -03 2017

O mais simples neste caso é o órgão exigir a presença no IX da localidade
p/ contratar o trânsito IP... Contratar diretamente a conexão com o IX é
complicado p/ um ente público. Precisaria de um estudo detalhado do volume
de tráfego que seria desviado p/ justificar a contratação, o que não é tão
simples de fazer p/ quem está fora do IX.

A maioria destes entes públicos provê serviços para a população da sua
região, majoritariamente. Sendo assim, *havendo competidores suficientes
para a disputa*, acredito ser tecnicamente defensável um edital trânsito IP
com esta exigência, sob o argumento de melhorar a qualidade do acesso dos
usuários aos serviços oferecidos (já vi editais com esta exigência, apesar
de não saber como foram os eventuais recursos).

No entanto, o ideal é que isso não aconteça, porque limita o número de
participantes na licitação e isso é ruim. Teoricamente os provedores
regionais fortes possuem preços mais competitivos que as operadoras
nacionais e tem capacidade para brigar na disputa e vencer na licitação.
Estes provedores regionais também estão nos IX locais, o que resolve o
problema.

Observo que há uma tendência, onde existem provedores regionais fortes,
deles conseguirem estes contratos. E isso tende a ser ótimo para o tráfego
regional e, consequentemente, para o IX local.

sds,
  -  Roberto