[GTER] QinQ via Bilateral ? ( IX-BR )

Andre Almeida andre at bnet.com.br
Wed Aug 16 20:27:37 -03 2017

No nosso caso já contratamos o transporte até o RSiX.

E o IX é feito para interconexão com o outros participantes ... Que também
deve contratar outro transporte... Ou talvez possuir o próprio. Para trocar
tráfego, seja via ATM ou através de bilaterais.

Não vejo isso como uma maneira de burlar nada.

Vejo como um facilitador: facilitador de vendas, de crescimento (da
empresa, de ofertas de emprego, do estado, do país),  de retorno de
investimento, de melhoria de interconexões, de diminuir custos
operacionais, de benefícios no geral.

Não ceder ao uso de QinQ é só uma forma de tentar reduzir o benefício. E
também é compreensível, mas.... Não vejo como isso vai diminuir o uso para
o mesmo fim. Só vai dificultar, tornado a maneira mais correta de se fazer,
ser impossível. Forçando a usar mais recursos para atingir o mesmo objetivo
e forçando o desperdício de recursos, seja CPU, energia, performance, link,
etc...

Mas, cada um é cada um. Cada qual com seu pensamento.

André Almeida

* Email enviado através de dispositivo móvel.