[GTER] QinQ via Bilateral ? ( IX-BR )

NOC - Telecom Express noc at telecomexpress.com.br
Wed Aug 16 17:01:16 -03 2017

Andre, entendi.

Obrigada pelas informações. É importante
acompanharmos este tipo de relato. Imaginei que seria o compartilhamento
de conexão ao IX, com isso a utilização do CIX.

Abs.

Em 16.08.2017
15:15, Andre Almeida escreveu:

> Josiana, Na verdade é um transporte
sobre bilateral que precisamos vender.
> No caso, uma bilateral seria
OK se fosse somente um circuito a ser passado sobre ele... mas na
verdade, o cliente possui suas próprias VLANs que precisam passar por
dentro do transporte a ser feito por nós.

> Nesse caso, teria que
estender essas VLANs dele até o outro lado da bilateral....
> Para
fazer isso, o QinQ foi criado, mas pelo que o RSiX me explicou, não tem
como passar esse cabeçalho de QinQ por dentro do L2 do IX. Seria
dropado.

> Não sei se é questão de MTU, não ficou claro. Até sugeri
que isso seria transparente. Mas foi me dado a negativa.
> Então,
restou estabelecer um L2 tunelado para poder passar essas outras vlans,
embora isso acrescente e muito no header.

<noc at telecomexpress.com.br> escreveu:

> [...]
caso, a sua ideia seria para passar outras TAGs
existente com o IX? Exemplo; disponibilizar seu
seu?

conexão QinQ com o IX, para que sua estrutura seja

Em 16.08.2017 11:22, Andre Almeida escreveu:

> [...]
com

evitar que o
que saibam que vai
dificultar....

transparente pra eles....

que era possível, como eu: Não é.

Almeida

<willian_pires at hotmail.com>

mas eles
fique na mesma

<gter-bounces at eng.registro.br> em nome de Tiago Arnold <

tiago at radaction.com.br> Enviado: segunda-feira, 14 de agosto de 2017

18:30:44 Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes

Assunto: Re: [GTER] QinQ via Bilateral ? ( IX-BR ) 2017-08-14 18:58

GMT-03:00 Andre Almeida <andre at bnet.com.br>:

> [...]
uma

Abre um

https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter [2] [1]

--
[1]

SILVA

JOSIANARAFAELA

Links:
> [...]

JOSIANA R. A. SILVA

ANALISTA DA REDES
- (11) 9 4934-3427 - SKYPE: JOSIANARAFAELA

[1] http://meu.ix.br
[2]