[GTER] IX Broadcast - Sugestão - Broadcast Clearing vs ARP Sponge

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Aug 8 14:42:58 -03 2017

> [...]
> Communities".
> ​Comentamos como a solução mais dispendiosa inicialmente hoje é a mais
> elegante.
>

> Batemos uns papos sobre as possíveis causas, as várias possíveis soluções
> e outras variáveis na questão:
> Filtros Locais(shaping/filter/copp), Filtros centralizadas(Sponge /
> BroadcastFilter+ArpResponder), Ajustes de Timeout do ARP, Software Router
> vs Hardware routers, Vendors e Versões, Expertise, Pênaltis.
> (Deu-se muitas risadas inclusive.)
>
> Conjecturou-se diversas possíveis soluções, mas as

O ARP sponge tem um problema a meu ver: quando ele passa a responder ARP
com o MAC da esponja, outros membros que tenham ARP timeout grande podem se
lembrar disso por muitas horas após o problema com o AS ser sanado. Eu
gosto do critério de detecção do sponge, mas não da ação; acho que a melhor
ação seria sumir com as rotas desse AS do route-server.

>      --------------------
> ​--------
>
>  B - ARP Responder + Bloqueio(redirect) de Broadcast
>      -----------------------------------------------
>

> Eu pessoalmente estou mais inclinado pela opção do ARP Responder, pois
> penso que a solução do ARP Responder é basicamente reativa...
> Eu nem tinha ideia que a técnica ARP-Responder já era utilizada em grandes
> provedores de Cloud.

O ARP-Responder já é padrão de soluções de EVPN.
Já filtragem (mas sem redirect) de muito tráfego Broadcast me parece que já
é feito no IX de SP...

> P.S.2: Importante dizer que verificamos que o problema também está
> presente no IX-RS e IX-PR, só que numa escala que não afeta tão gravemente
> as caixas... Imagino que outros IX mais gordinhos também estejam padecendo.

 O do RJ, talvez ?

Rubens