[GTER] Monitoramento simples de diversos servidores

Roberto Lima smuxbr at gmail.com
Sat Aug 5 18:17:42 -03 2017

Estou usando o uptimerobot[0] (ferramenta online) para monitoramento
simples. Gráficos de recursos estou usando netdata[1].
Recebo as notificações de anomalias via Slack[2].

A principal vantagem do uptimerobot é facilitar a monitoria dos recursos,
não precisa instalar nenhum agente nos servidores, mas infelizmente não tem
como fazer nada além de icmp ping ou TCP ping.
Além disso dá pra criar uma página de uptime, seja ela pública ou privada
(acessado por senha).

Uma vantagem do netdata é no consumo de RAM, que é em torno de 32mb. Você
pode usar algum recurso pra armazenamento do histórico (elasticsearch,
MySQL, redis)
Ainda não encontrei desvantagens, ele é compatível com Linux e BSD.

Nós ultimos anos acabei me cansando do nagios. Não tenho tantos servidores
já justificar o uso do zabbix na empresa, no entanto tem grupos no Facebook
e receitas prontas na internet que ensinam a usar o zabbix com grafana.

Abs.

[0] www.uptimerobot.com
[1] github.com/firehol/netdata
[2] slack.com