[GTER] Era uma vez um /8...

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Thu Apr 20 13:50:25 -03 2017

On Thu, 20 Apr 2017, Fernando Frediani wrote:
> Infelizmente a ARIN permite isso. Esperemos que o LACNIC nunca ceda a esse
> tipo de pressão para mudança de política.

Não fiquem no "esperemos".  Façam a sua parte: não se abstenham nas
votações do LACNIC.

Se todos os AS pelos quais vocês -- que são contra tais políticas de
comercialização banal do espaço IP -- são resposáveis sempre se fizerem
presentes nas *votações* do LACNIC, a chance de tal alteração de
política ser aprovada diminui bastante.

Eu pessoalmente tenho aversão à ideia de qualquer política que permita a
transferência de espaço de endereçamento IP para fora do LACNIC[1].  E o
meu motivo é simples: pessoalmente, considero que a América Latina e o
Caribe não precisam de piora na distorção já existente entre população e
prefixos IPv4 disponíveis para a região, claramente visível no quadro
geopolítico abaixo (impacta no desenvolvimento econômico):

https://www.caida.org/research/policy/geopolitical/bgp2country/

A solução a médio e long prazo é IPv6 *funcional* na região, é claro.
Ainda não estamos lá: pelo menos no Brasil, o peering em IPv6 das
grandes (mesmo entre elas mesmas) continua deixando *muito* a desejar:
tem muita coisa indo via Miami, ou indo bem mais longe que o IPv4.

[1] não tenho nada contra um AS do LACNIC anunciar alguns blocos na
Europa, América do Norte, África ou Asia porque precisam para suas
operações.  Refiro-me a transferir blocos de endereçamento IP para
outras RIRs.

--
  Henrique Holschuh