[GTER] PPPoE IPV6 - RouterOS/Accel PPP

Marcos Vinícius marcos.sousa.morais at gmail.com
Tue Apr 18 18:47:16 -03 2017

Boa tarde!

Tem algum usando dual stack IPV4/IPV6 com PPPoE, e que possa me ajudar?

No cenario que montei, utilizei como PPPoE Server o RouterOS e agora estou
tendo com o Accel PPP. No lado cliente, estou utilizando o roteador D-LINK
DIR-610, e também testei com o roteador ubiquiti EdgeRouter.

Eu consigo fazer a conexão PPPoE e entregar um IPV4 e um IPV6 na "WAN" do
roteador, mas não estou conseguindo entregar o prefixo IPV6 por DHCPv6-PD
na LAN do roteador, e muito menos entregar o IPV6 dinamicamente para cada
usuario que está atras desse roteador.

Para simplificar, não estou utilizando RADIUS para entregar os prefixos
IPV6, os mesmos estão configurados no pool de ip do servidor PPPoE. Estou
utilizando da seguinte forma: Sessão PPPoE: /64 para cada usuário (WAN CPE)
e DHCPv6-PD: /56 para cada usuário (LAN CPE).

Pelo que entendo de IPV6 estou utilizando a seguinte arquitetura: SLAAC
(WAN) + DHCPv6-PD (LAN)

Alguém utiliza dessa forma? Ou poderia me indicar uma forma melhor de
utilizar de modo dual stack?

Agradeço muito pela atenção!

Att,
*Marcos Vinicius Sousa Morais*