[GTER] Gbic 10Gb elétrico

Shine eshine at gmail.com
Tue Apr 11 14:55:07 -03 2017

Se forem muitos servidores 10G UTP, talvez seja melhor instalar switches
10G UTP como ToR em um rack. Se for um parque muito misto, talvez seja mais
interessante um switch por linha de racks ao invés de ToR.
Agora se é uma exceção no meio de um padrão... media converter deve ser
algo mais econômico. ;)

A questão para o fabricante de switch de data center é que fazer um misto
10G UTP + SFP não é comercialmente interessante. Os maiores clientes de
switches focados em data center são Cloud DCs e para eles consumo por porta
é um parâmetro importante. Os switches devem consumir pouco e gerar pouco
calor. É por essa razão que as gerações atuais de switches data center
também não comportam PoE.