[GTER] VPN em localidades pequenas (menos de 50 usuários)

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Sep 30 14:31:50 -03 2016

Latência
--------
Um cuidado que eu sempre tomo é o de contratar o link Internet da mesma
operadora.
Isso reduz MUITO os problemas de latência...

HUB - Ponto único de falha
--------------------------
Outra abordagem que gosto de usar é o Dual-Hubb + Protocolo de roteamento.
Já fiz muito com Cisco e funciona muito bem.

Essa semana fiz uma redinha em MK com 2 centrais + 8 remotos.
Mas ainda não tive coragem de colocar OSPF nesse balaio, pois estava em
produção.
Usei Rota Estática com Pesos diferentes e CheckGateway.
Vou deixar uns 10 dias assim e criar arriscar OSPF...

Dual ISP
--------
Considerando a diferença de preço de um link dedicado e um link comum, dá
bem para você pagar dois links comuns e ainda sobra dinheiro...
Obviamente, escolha operadoras bem distintas.
Eu até prefiro pegar uma que chegue por rádio e outra por cabo.

Depois é só meter uma PBR separando o que é trafego internet e jogando a
preferencia desse trafego pelo outro link.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação