[GTER] Configuração do Template Zabbix - BGP SNMP

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Sun Sep 25 10:34:15 -03 2016

Estou na versão 3.0.2 e estou com o script, funcionava na 2.4 e
depois da atualização deixei do jeito que estava.

---

Att

Márcio
Elias Hahn do Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700 -
marcio at sulonline.net
INOC-BR: 52977*100
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC -
Sul Internet [3]

 [3]

Em 24/09/2016 19:18, Paulo Henrique escreveu:

> Saudações,
>
> Então pelo que compreendi da documentação do zabbix
e do template é que
> para a versão 3 já não é necessário utilizar o
script LLD.py, somente na
> versão 2.x, tanto que a decisão de utilizar
esse template é exatamente pelo
> fato de não depender de um script
externo para a coleta de informações.
> Poderiam validar qual é a versão
que estão utilizando do zabbix ?
> Se não tiver outra forma, vou ter que
montar um template só para isso
> usando SNMP ( o zabbix 3 está
suportando tratamento de dados hexadecimais
> ).
> Considero que quanto
menor a necessidade de fatores externo a uma solução
> menor será a
possibilidade de falso-positivo.

setembro de 2016 09:27, felipe macedo <felipeamacedo at hotmail.com>

escreveu:

> [...]
template, tive problemas em um primeiro momento pela falta do phyton 3 e
depois permissão de execução do script. Execute seu script manualmente e
veja se tem algum erro. Caso apresente sem erros confira as config no
zabbix server e por ultimo ajuste as permissões. para teste use,
./LLD.py -h ''ipdodispositivo'' -c public " Créditos para meu coleta
Thiago Martins rs ________________________________ De: gter
<gter-bounces at eng.registro.br> em nome de Paulo Henrique <
paulo.rddck at bsd.com.br> Enviado: sexta-feira, 23 de setembro de 2016
18:00 Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes Assunto:
[GTER] Configuração do Template Zabbix - BGP SNMP Saudações, Estou tendo
dificuldades para configurar o template SNMP BGP [1] para Juniper no
Zabbix 3.0.1 A documentação informada no github aparentemente é
incompleta. Alguém tem este template funcionando a coleta via SNMP. O
problema mais especificadamente aparenta está no item 4 da documentação:
------------------------------------------------------- Set key:
discovery[{#PEERADDR}, .1.3.6.1.4.1.2636.5.1.1.2.1.1.1.11, {#PREFXTBL},
.1.3.6.1.4.1.2636.5.1.1.2.1.1.1.14, {#ADDRTYPE},
.1.3.6.1.4.1.2636.5.1.1.2.1.1.1.10, {#ASNUM},
.1.3.6.1.4.1.2636.5.1.1.2.1.1.1.13]
------------------------------------------------------- Pelo que
compreendi é para editar a regra de descoberta do JunOS BGP e mudar a
regra de monitoramento externo para Type SNMPv2 e no campo chave inserir
a macro acima, contudo ao alterar o tipo de monitoramento para SNMP o
campo SNMP OID é ativado e requer a informação de OID, como a
documentação não descrimina o valor para esse campo informei .0 ( raiz
). Qualquer orientação para a configuração desta regra de discovery é
bem vinda. Já consultei em outros dois templates para obter o
monitoramento de sessões BGP, contudo a principal diferença desse
template para a versão 3.0 é a não necessidade de se usar o script
LLD.py Link[1]:
https://github.com/Prototype-X/Zabbix-Template-Juniper-MX-BGP4-ipv4-ipv6
[1] GitHub - Prototype-X/Zabbix-Template-Juniper-MX-BGP4-ipv4 ...<
https://github.com/Prototype-X/Zabbix-Template-Juniper-MX-BGP4-ipv4-ipv6
[1]> github.com Zabbix-Template-Juniper-MX-BGP4-ipv4-ipv6 - Zabbix
Template for Juniper MX discovery BGP4 peers ipv4 and ipv6, RE,
interfaces Att. Paulo Henrique -- :UNI><BSD: Paulo Henrique. Fone: (21)
eng.registro.br Esta lista tem como objetivo tratar exclusivamente de
tópicos relativos a engenharia e operação de redes internet no país . To
see the collection of prior ... -- gter list
https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter [2]

Links:
------
[1]