[GTER] Unbound primeira resolução, custom root.hints e loopback

willian pires willian_pires at hotmail.com
Wed Sep 14 02:25:04 -03 2016

Coloque os virtualizados como root do fisico, vire seus clientes para o novo e boas 15 min ta tudo igual.

Get Outlook for Android<https://aka.ms/ghei36>

On Tue, Sep 13, 2016 at 6:15 PM -0300, "Rubens Kuhl" <rubensk at gmail.com<mailto:rubensk at gmail.com>> wrote:

> Salve!
>
> Podem me tirar uma dúvida/ajudar? Eu montei um servidor novo (Debian),
> disco SD, só pra rodar unbound aqui na minha rede.
>
> Atualmente eu tenho unbound virtualizado em um Ubuntu. O servidor dedicado
> acima irá substituir as virtualizadas.
>
> Tudo está ok, mas estou deparando com o seguinte:
>
> A primeira resolução desse servidor novo, é mais lenta que o servidor
> virtualizado. Exemplo:
>
> dig xvideos.com @VIRTUALIZADO
>
> ;; Query time: 261 msec
>
> dig xvideos.com @DEDICADO
>
> ;; Query time: 298 msec

> [...]

Me parece que você está comparando um servidor que já está em operação que
tem um cache generoso, com um servidor ainda pré-operacional sem cache
nenhum... a diferença vai ser grande mesmo. Especialmente considerando
sites populares como os vídeos adultos educativos...

... colocar um root-server na loopback ajuda um pouco, mas o que deve
ajudar mais é cache pre-loading. Faça uma lista dos domínios importantes
para seus clientes e já faça queries para eles antes de liberar o uso dos
assinantes.

Rubens