[GTER] Unbound primeira resolução, custom root.hints e loopback

Marcelo Seabra marcelo.seabra at ps5.com.br
Tue Sep 13 16:18:43 -03 2016

Salve!

Podem me tirar uma dúvida/ajudar? Eu montei um servidor novo (Debian),
disco SD, só pra rodar unbound aqui na minha rede.

Atualmente eu tenho unbound virtualizado em um Ubuntu. O servidor
dedicado acima irá substituir as virtualizadas.

Tudo está ok, mas estou deparando com o seguinte:

A primeira resolução desse servidor novo, é mais lenta que o servidor
virtualizado. Exemplo:

dig xvideos.com @VIRTUALIZADO

;; Query time: 261 msec

dig xvideos.com @DEDICADO

;; Query time: 298 msec

Isso se repete para todos os domínios checados.

O root.hints do virtualizado é antigo (+ de 1 ano).

O root.hints do dedicado é de hoje. (acabo de baixar)

Na teoria o debian deveria retornar mais rápido que o virtualizado, até
mesmo por causa de hardware. As configurações de ambos os Unbounds é
idêntica. No dedicado somente aumentei um pouco o cache.

Existe uma forma de reduzir o tempo de resposta da primeira QUERY? Em
alguns casos está chegando a 1300ms!

Eu poderia por exemplo, utilizar um root.hints apenas com servidores
mais próximos? Alguém já fez isso? Colocar um loopback ajudaria?

Obrigado a todos!

Marcelo