[GTER] PIX Verizon

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Sep 8 20:25:14 -03 2016

> Boa tarde,
>
>  Obtivemos a informação de que a Verizon tem cobrado um valor alto
> (10k/mês?) para efetuar cross para o Rack do PTT. Isso é prática comum?
> Qualquer outra cross dentro da infra deles tem preços 90% mais baratos.
>
>  Há alguma iniciativa do IX para conter esses abusos? Tomara que não se
> torne comum.

O que eu acho que seria um abuso, e não sei se a Verizon faz isso ou não
apesar de já terem me reportado que faz, é cobrar a conexão ao IX por
banda. Ou seja, o preço para conectar deveria independer de se a ligação
será de 1 Gbps, 10 Gbps ou 100 Gbps, já que quem investe na ampliação de
capacidade é o IX.br, não o PIX; o PIX precisa pagar a fibra metropolitana
e hospedar os equipamentos do IX.br então é bem esperável que custe mais do
que o cross-connect simples dentro do datacenter, mas o quanto mais é
questão de estratégia comercial.

Eu acho uma estratégia comercial ruim colocar um preço alto num serviço que
é competitivo (já que há muitos outros PIX ligados à matriz do IX), pois
facilita a que os competidores no segmento de datacenter se tornem mais
atraentes que a Verizon... mas é um direito legítimo de uma empresa ter uma
estratégia ruim, e dos clientes de procurarem locais mais apropriados a
suas necessidades.

Rubens