[GTER] Tunning BIND9

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Sep 6 12:45:04 -03 2016

victorhugormoura at gmail.com>:

> Bom dia Caros,
>
> estou em busca de melhorar a performance do meu DNS Recursivo local, e
> gostaria de saber se alguém tem dicas boas de tunning para o Bind9.
>
> Até o momento funciona bem, mais com forwards para o Google e GigaDNS as
> imagens do Instagram e Facebook as vezes demora pra carregar, e direto para
> os root servers fica um pouco mais lento as consultas.

Qual é o caso de uso ? Se for uma rede corporativa usando recursos do BIND
como RPZ, vale olhar coisas específicas do BIND, mas senão, comece mesmo
instalando o Unbound.
E no Unbound, coloque um root server na loopback (
https://tools.ietf.org/html/rfc7706) para agilizar parcialmente as
consultas, indo diretamente aos servidores de delegação dos TLDs.

Rubens