[GTER] Caixa PPPoE Mikrotik + planos de 100Mbps

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Sep 5 21:38:08 -03 2016

Eu não diria migrar o que já está operando, e sim segmentar.

Eu não tenho experiência nenhuma para dar opiniões sobre isso, o que dirá
maturidade, mas creio que para chegar num patamar desses, certamente já
está se implementando alguns tipos de mudanças na infra...

Mas bati um papo com um conhecido  há uns 3 dias e ele relatou que definiu
os clientes que entrassem em fibra(GEPON) como linha de corte para IPoE.

Ela mesmo disse que passou MUITA RAIVA, que chegou a armar todo o esquema
para mudar o que já estava em IPoE para PPP umas 3 vez...

Depois de várias soluções está com ACCEL.
Que o cabra do sistema de gestão dele rancou um bom dinheiro dele para
fazer o radius conversar certinho com o IPoE...

MAAAAS
Pelo que falasse por aí, PPP não escala em altas bandas e PPS.
Se escalasse, porque as grandes operadoras de ultra banda larga não estão
usando ele?

ENTÃO
Se não for nessas linhas de corte(Ex.: Mídia de acesso, Velocidade máxima,
etc) vai começar quando a migrar para isso?