[GTER] Communities no IX.br

BinaryCrash binarycrash at gmail.com
Thu Oct 27 23:57:20 -02 2016

Adorei a proposta!

Em relação a blackhole que ficou aquela dúvida, será que alguém vai confiar
community de blackhole em prefixos que não foram marcados na community
"válidos" ?
E se o sistema não conseguir consultar, quem usar dessa forma simplesmente
não atenderá aos anúncios de blackhole.

Qual a probabilidade desse sistema falhar na consulta do prefixo?
E se a gente tiver uma forma de pre-cadastro dos prefixos permitidos no
meu.ix.br como algo pre-aprovado, melhora essa confiança?
Pelo que entendi, para todos criarem a regra bastaria a confiança de que
ninguém anunciaria prefixo que não pertence indevidamente, seja por
acidente ou proposital.

Eu sei que a ideia é não onerar a equipe do IX e lidar com um pre-cadastro
no meu.ix.br demanda equipe pra cuidar, mas na minha opinião a segurança
adquirida compensaria.
Partindo da suposição que este seria mais "confiável" para essa validação.
Se eu estiver enganado me corrijam, mas participantes estrangeiros cujo
prefixos precisam ser consultados fora seria bem melhor uma consulta
"local, no proprio IX" nesta base de "pre-cadastro" pelo meu.ix.br, correto?

Faço até uma sugestão, visando a transparência do IX.br:
Que tenha um histórico acessível no "meu.ix.br" dos anúncios de blackhole.
Então mesmo que o anúncio já não exista mais, fique no histórico por um
período para mitigação de problemas e transparência.
Sugiro até se for possível não listar apenas do próprio ASN, mas de todos
os participantes.