[GTER] Reverso com divergencias
Christiano Liberato
christianoliberato at gmail.com
Tue Oct 25 08:10:55 -02 2016
Afrânio,
fiz isso ontem mas ainda não foi processado.
Uma dúvida a todos: como disse, na semana passada tive um problemão com
spam, mas já foi resolvido.
Com isso, minha reputação no senderbase vai melhorando a cada dia, já que
não tenho mais problema com spam e meu reverso está ok?
Em 24 de outubro de 2016 16:24, Afranio Nunes <afraniodido at gmail.com>
escreveu:
> Em 24 de outubro de 2016 19:46, Christiano Liberato <
> christianoliberato at gmail.com> escreveu:
>
> > Roberto,
> >
> > a situação atual é: felizmente o reverso está ok. E como tive problema
> com
> > máquinas infectadas, surgiu muito spam na semana passada e meu score foi
> lá
> > em baixo, de acordo com senderscore.org
> > Infelizmente não tive a opção de testar outro IP para o reverso, pois o
> > mesmo estava na VIVO. Depois que delegaram o bloco, passou a ser na nossa
> > estrutura.
> > Consigo enviar mensagens tranquilamente para o google.
> > Segundo o mxtoolbox.com, nenhum de nossos IPs estão em blacklist. Os que
> > estavam, foram removidos nesse fim de semana.
> > Acredito que por isso minha reputação está tão baixa. Pouco tempo fora de
> > blacklist.
> >
> > Em 24 de outubro de 2016 12:51, Roberto Lima <smuxbr at gmail.com>
> escreveu:
> >
> > > Christiano,
> > >
> > > Oriundo à sua questão de reverso, quando tenho que trocar algum ip de
> > mta,
> > > primeiro troco o reverso e aguardo alguns dias, vejo se o ip que
> escolhi
> > > tem algum histórico de reputação no senderbase/senderscore.. não
> costumo
> > > pegar um ip e já trocar na doida senão prejudico ainda mais os envios.
> > >
> > > Microsoft usa solução própria e também a returnpath. Pra checar também
> > se o
> > > ip foi comprometido no office365 tem essa url http://sender.office.com
> .
> > Se
> > > o ip estiver bloqueado lá, é só seguir o passo a passo que o
> desbloqueio
> > > costuma ser instantâneo.
> > > Nos serviços grátis, a microsoft costuma seguir a lista da spamcop. É
> bom
> > > também ter seu cadastro no serviço SNDS deles, pra controle e casos de
> > > bloqueio eles avisam por lá.
> > >
> > > Dizem que o google usa spamcop. É sempre bom ficar de olho nessas
> listas.
> > >
> > > Locaweb creio que ainda usa cloudmark. Já tive muitos problemas com
> eles
> > e
> > > resolvia direto na cloudmark.
> > >
> > > Alguns provedores estão usando SPFBL e, se o destinatário tiver alguma
> > > configuração agressiva, o MTA descarta sua mensagem sem pena.
> > >
> > > Abs.
> > >
> > > Em 24 de outubro de 2016 11:03, Patrick Barreto Petronetto <
> > > patrickbp at gmail.com> escreveu:
> > >
> > > > Qual é o seu bloco? esse intervalo configurado no reverso
> > > > (177.185.105.28-112) ta um pouco estranho, não casa com nenhuma
> > mascara.
> > > > Não estaria tecnicamente errado, mas me parece, no mínimo, estranho.
> > > > Os registros criados (115, 117 e 122) também estão fora do intervalo
> > > > configurado na zona (28-112).
> > > >
> > > > Dando uma olhada no whois falta a delegação de DNS no bloco
> (necessário
> > > > para funcionar o reverso). O mesmo ainda não foi dividido, está o /20
> > > > inteiro.
> > > >
> > > > patrick at willie ~ $ whois 177.185.105.28
> > > >
> > > > % Joint Whois - whois.lacnic.net
> > > > % This server accepts single ASN, IPv4 or IPv6 queries
> > > >
> > > > % Brazilian resource: whois.registro.br
> > > >
> > > > % Copyright (c) Nic.br
> > > > % The use of the data below is only permitted as described in
> > > > % full by the terms of use at http://registro.br/termo/en.html ,
> > > > % being prohibited its distribution, commercialization or
> > > > % reproduction, in particular, to use it for advertising or
> > > > % any similar purpose.
> > > > % 2016-10-24 10:54:40 (BRST -02:00)
> > > >
> > > > inetnum: 177.185.96/20
> > > > aut-num: AS52931
> > > > abuse-c: HFV
> > > > owner: Netvip Telecomunica��es Ltda
> > > > ownerid: 003.058.915/0001-46
> > > > responsible: Helena Ferreira dos Santos Vieira
> > > > country: BR
> > > > owner-c: HFV
> > > > tech-c: HFV
> > > > created: 20120814
> > > > changed: 20120814
> > > >
> > > > nic-hdl-br: HFV
> > > > person: Helena Ferreira dos Santos Vieira
> > > > e-mail: helena.ferr at netvip.com.br
> > > > created: 19990731
> > > > changed: 20151114
> > > >
> > > > patrick at willie ~ $ dig soa 115-28.105.185.177.in-addr.arpa
> > > >
> > > > ; <<>> DiG 9.9.5-3ubuntu0.9-Ubuntu <<>> soa
> 115-28.105.185.177.in-addr.
> > > > arpa
> > > > ;; global options: +cmd
> > > > ;; Got answer:
> > > > ;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: *NXDOMAIN*, id: 375
> > > > ;; flags: qr rd ra; QUERY: 1, ANSWER: 0, AUTHORITY: 0, ADDITIONAL: 1
> > > >
> > > > ;; OPT PSEUDOSECTION:
> > > > ; EDNS: version: 0, flags:; udp: 4000
> > > > ;; QUESTION SECTION:
> > > > ;115-28.105.185.177.in-addr.arpa. IN SOA
> > > >
> > > > ;; Query time: 27 msec
> > > > ;; SERVER: 127.0.1.1#53(127.0.1.1)
> > > > ;; WHEN: Mon Oct 24 10:58:53 BRST 2016
> > > > ;; MSG SIZE rcvd: 60
> > > >
> > > >
> > > > 2016-10-23 9:28 GMT-02:00 Christiano Liberato <
> > > > christianoliberato at gmail.com>
> > > > :
> > > >
> > > > > Tinha configuração errada na VIVO e agora resolveram.
> > > > > O bloco foi todo designado para nós. Mas estou com problemas de
> > > reverso.
> > > > > Para meu email, dns primário e secundário não funciona.
> > > > >
> > > > > Vejam o conteúdo do meu db.rev:
> > > > >
> > > > > $ORIGIN .
> > > > > $TTL 3600 ; 1 hour
> > > > > 112-28.105.185.177.in-addr.arpa IN SOA ns1.dominio.com.br.
> > > > > hostmaster.dominio.com.br. (
> > > > > 2016102301 ; serial
> > > > > 900 ; refresh (15 minutes)
> > > > > 600 ; retry (10 minutes)
> > > > > 86400 ; expire (1 day)
> > > > > 3600 ; minimum (1 hour)
> > > > > )
> > > > >
> > > > > NS ns1.dominio.com.br.
> > > > > NS ns2.dominio.com.br.
> > > > >
> > > > > 115 PTR ns1.dominio.com.br
> > > > > 117 PTR ns2.dominio.com.br
> > > > > 122 PTR mail.dominio.com.br
> > > > >
> > > > > ns1:/etc/bind# named-checkzone 112-28.105.185.177.in-addr.arpa
> > db.rev
> > > > > db.rev:15: TTL set to prior TTL (115)
> > > > > db.rev:16: TTL set to prior TTL (115)
> > > > > zone 112-28.105.185.177.in-addr.arpa/IN: loaded serial 2016102301
> > > > > OK
> > > > >
> > > > > Alguém sabe informar se tem erro nessa configuração?
> > > > > Até onde vi, está tudo correto.
> > > > > Obrigado!
> > > > >
> > > > > Em 19 de outubro de 2016 13:31, Patrick Barreto Petronetto <
> > > > > patrickbp at gmail.com> escreveu:
> > > > >
> > > > > > Verifique a replicação da zona em todos seus servidores
> > autoritativos
> > > > e o
> > > > > > TTL dos registros alterados.
> > > > > > São as coisas que acho mais prováveis estarem influenciando.
> > > > > >
> > > > > > 2016-10-18 23:47 GMT-02:00 Christiano Liberato <
> > > > > > christianoliberato at gmail.com
> > > > > > >:
> > > > > >
> > > > > > > Boa noite galera,
> > > > > > >
> > > > > > > de domingo para segunda tive problema de spam em duas contas de
> > > email
> > > > > em
> > > > > > um
> > > > > > > servidor zimbra. Resolvi o problema e aproveitei para alterar o
> > IP
> > > > > > público
> > > > > > > do meu server.
> > > > > > > Do nada, todos meus IPs foram parar em listas de spam. A VIVO
> já
> > > está
> > > > > > > resolvendo isso.
> > > > > > > Agora o mais estranho foi o reverso.Como alterei o IP do meu
> > > server,
> > > > > > também
> > > > > > > alterei no /etc/bind/db.rev. Mudei o serial e restartei.
> > > > > > > Daqui do Brasil, consigo consultar meu reverso e esta ok.
> > > > > > > Não estou conseguindo enviar emails para bancos e outros
> grandes.
> > > > > > > A maior parte deles utilizam ironports, cujo site da cisco é
> > > > > > > http://www.senderbase.org/
> > > > > > >
> > > > > > > A alteração do servidor de mail que falei acima, foi feita
> ontem
> > e
> > > > ate
> > > > > > > agora nao surtiu efeito para sites fora do Brasil. No proprio
> > site
> > > da
> > > > > > > senderbase, ele se refere ao nosso IP antigo do servidor de
> > email.
> > > E
> > > > > com
> > > > > > > isso nao permite que envie mensagens para ele.
> > > > > > >
> > > > > > > Todo o bloco foi designado para nós.
> > > > > > >
> > > > > > > Essa atualização do reverso demora tanto assim?
> > > > > > >
> > > > > > > No registro.br nao tem nada a ser alterado em relação a email.
> > > > > > > Somente no meu /etc/bind/db.rev e /etc/bind/domino.
> > > > > > > Quando vou testar o reverso no https://mail.terra.com.br/
> > > > postmaster//
> > > > > > diz
> > > > > > > "Mais de um reverso encontrado"
> > > > > > >
> > > > > > > Alguem sugere algo?
> > > > > > > --
> >
> >
> Cristiano
>
> Abre um chamado junto a MS, coloque seus IPs e os domínios. Se tiver
> problemas eles respondem em menos de 24 horas.
> https://support.microsoft.com/en-us/getsupport?oaspworkflow=
> start_1.0.0.0&wfname=capsub&productkey=edfsmsbl3&ccsid=635665197775614827
>
> Outra forma é cadastrar seus IPs no SNDS.
> https://postmaster.live.com/snds/index.aspx?wa=wsignin1.0
>
> Conseguirá ver se algum está bloqueado e também se está com classificação
> ruim.
>
> Afrânio
> --
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
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