[GTER] Origem do limite do Single-Lane em 32Gbps

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Oct 21 00:31:24 -02 2016

Recentemente correram algumas threds aqui, no Facebook, WhatsApp, (e porque
não no Orkut) sobre o uso de 25Gbps.

Falou-se sobre os subterfúgios usados para se chegar acima dos 10Gbps.
Cabos tronco, Twinax, Color Multiplex.
Subterfúgios que tem tornado o custo por porta dos 40/100 Gbps
impraticáveis.
E como o padrão de 25Gbps está vindo com grande probabilidade de mudar isso.

Mas eu fiquei com uma dúvida sobre a origem do não crescimento acima dos
25Gpbs(Eth) ou 32Gbps(FC) numa única Lane.

Eu tinha uma lembrança dessa limitação se dever a algo relacionado à
modulação... Mas procurei um tanto e não encontrei essa informação.

Alguém com uma fundamentação teórica melhor estruturada?