[GTER] Anuncios BGP "manipulados"?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Oct 7 21:53:58 -03 2016

> Teoricamente ninguém pode alterar os prefixos que você anuncia.

Porque ? Não há assinaturas criptográficas usadas e reconhecidas para
afirmar isso... os anúncios que você recebe podem ter sido feitos por
qualquer um até mesmo pelo legítimo detentor do AS.

> Mas eu já ví vários casos de provedor ?RE?anuciando rotas que não recebia.
>  - Desde o cara fazendo HiJacking do prefixo e anuncia como sendo origina
> no ASN dele.
>  - Até o cabra coloca uma RBzinha com BGP e ASN do outro e fazer um peer
> fake só para podere "receber" aqueles prefixos para renunciar.

Existem sistemas de load-balancing "automágico" BGP que fazem esse tipo de
explosão de prefixos.

> MAAASSS...
> Não pode desconsiderar a possibilidade de o dono desse Bloco/ASN ter algum
> tipo de Peering que não seja de trânsito com alguma outra operadora, e
> essas rotas do peering estarem chegando no LG.

Eu acho essa hipótese a mais provável mesmo.

Rubens