[GTER] RES: Falha de comunicação com participantes do ATM via IX.br-SP
Roosvelt David
roosveltdavid at hotmail.com
Tue Oct 4 13:40:34 -03 2016
Audrey,
de quem é o Transito/Transporte você está usando da sua caixa até o PTT-SP?
> Em 4 de out de 2016, à(s) 11:56 AM, Audrey Roberto B Baldin <audrey.baldin at unitelco.com.br> escreveu:
>
> A maioria dos casos que tenho notado problema, os participantes usam Juniper. Tem um caso, se não me engano com a Copel, que me parece que tem um Hauwei. Omais gritante são os Junipers.
>
> Está ficando insuportável ao ponto de eu estar sendo cobrado para deixar de usar o IX.br.
>
> Atépara o Google começamos a ter problema recentemente.
>
>
> Audrey
>
> ----- Mensagem original -----
> De: "Diego Canton de Brito" <diegocanton at ensite.com.br>
> Para: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes" <gter at eng.registro.br>
> Enviadas: Terça-feira, 4 de outubro de 2016 11:35:58
> Assunto: [GTER] RES: Falha de comunicação com participantes do ATM via IX.br-SP
>
> Interessante essa Info, Google usa Juniper também.
>
> show arp | match 15169
> 00:1f:12:8b:77:c3 187.16.216.55 as15169.saopaulo.sp.ix.br
> f4:b5:2f:fc:1f:c3 187.16.218.58 as15169.saopaulo.sp.ix.br
>
> Utilizamos Juniper aqui e não temos notado problemas como os descritos, todos com problemas utilizam Cisco e apresentam problemas para comunicar com Juniper?
> Ou há alguém que utilize outras marcas e tenha o mesmo comportamento para Juniper?
> Quem está com Cisco não está encontrando problemas para outras marcas também?
>
>
> -----Mensagem original-----
> De: gter [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em nome de HugLeo
> Enviada em: terça-feira, 4 de outubro de 2016 10:39
> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> Assunto: Re: [GTER] Falha de comunicação com participantes do ATM via IX.br-SP
>
> Aqui também temos um roteador cisco no ptt,
>
> Algumas vezes parte do tráfego do ptt é redirecionado para o link da operadora, mesmo as rotas mais específicas estando lá. Um dos ASs que está no meio é o da google.
>
> Não analisei com detalhes, mas pode ser que se trate do mesmo problema.
>
> Estou no EQUINIX-SP2.
>
>
>
>
> 2016-10-04 10:05 GMT-03:00 Audrey Roberto B Baldin <
> audrey.baldin at unitelco.com.br>:
>
>> Bruno, realmente não vi esse email e não saberia dizer, você tem a
>> thread dos emails reportando esse problema?
>>
>> O que eu sei é que não é o meu roteador que perde a entrada ARP, é o
>> roteador do outro participante que fica sem a entrada ARP para o meu
>> IP no IX.br, mas ainda tem as rotas BGP que recebe do route-server, só
>> que não consegue encaminhar para a minha caixa.
>>
>> Audrey
>>
>> ----- Mensagem original -----
>> De: "Bruno Cabral" <bruno at openline.com.br>
>> Para: gter at eng.registro.br
>> Enviadas: Terça-feira, 4 de outubro de 2016 6:48:17
>> Assunto: Re: [GTER] Falha de comunicação com participantes do ATM via
>> IX.br-SP
>>
>> Você (ou o outro lado) nao estaria com aquela problema de tabela ARP
>> expirando que foi relatado ha algumas semanas aqui mesmo na GTER
>>
>> !3runo Cabral
>> --
>> Cursos e Consultoria BGP e OSPF
>> Mikrotik, JunOS, Quagga/IOS e VyOS/EdgeOS
>>
>>> Date: Mon, 3 Oct 2016 16:48:26 -0300
>>> From: audrey.baldin at unitelco.com.br
>>> To: gter at eng.registro.br
>>> Subject: [GTER] Falha de comunicação com participantes do ATM via
>> IX.br-SP
>>>
>>> Pessoal, boa tarde.
>>>
>>> Já há algum tempo estamos experimentando problemas de comunicação
>>> dentro
>> do IX.br-SP.
>>>
>>> O sintoma é a perda de comunicação entre meu ISP e alguns participantes.
>> Essa falha é temporária (pode levar alguns minutos ou até mais de uma
>> hora) e intermitente.
>>>
>>> Tive de pedir para criar filtros com alguns dos membros do ATM pois
>> gerou muito calor com nossos clientes.
>>>
>>> Quando percebemos a falha, não encontro nenhum problema no meu
>>> roteador,
>> porém coma ajuda de uma pessoa de um dos participantes que o problema
>> acontece, foi possível verificar que o roteador dele não possui a
>> entrada ARP para o IP do meu roteador dentro do IX.br-SP.
>>>
>>> Já abrimos chamado junto ao IX.br para tentar solucionar, mas tudo
>>> que
>> nos disseram é que, após os testes de quarentena, não encontraram
>> nenhum problema. Já troquei de temporariamente de roteador do meu lado
>> para verificar se não era uma falha da minha caixa, sem sucesso.
>>>
>>> Um detalhe interessante é que praticamente todos os participantes
>>> com
>> que tenho problema usam Juniper (checando pelo MAC ADDRESS). Será
>> possível que estão todos usando (ou trocaram recentemente) uma versão
>> de JUNOS com algum bug?
>>>
>>> Dentro os ASN que temos o problema:
>>>
>>> EQUINIX (ALOG) - filtro solicitado ao IX.br AmericaNet - filtro
>>> solicitado ao IX.br, ainda não aplicado AT&T - filtro solicitado ao
>>> IX.br Matrix - filtro solicitado ao IX.br Vogel - foi o primeiro a
>>> me reportar o problema e me parece que
>> solicitaram o filtro ao IX.br
>>> ONLINE DATACENTER - ainda não pedi o filtro Google - começou
>>> recentemente CLigue - ainda não pedi o filtro
>>>
>>> Esses são alguns que me lembro, mas podem existir outros onde o
>> interesse de tráfego seja menor.
>>>
>>> Se possível e houver disposição de algum(s) destes participantes
>> entrarem em contato comigo para tentarmos uma avaliação em conjunto
>> agradeceria muito.
>>>
>>> Atte.,
>>> Audrey
>>> --
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>>
>> --
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