[GTER] RES: Falha de comunicação com participantes do ATM via IX.br-SP

Roosvelt David roosveltdavid at hotmail.com
Tue Oct 4 13:40:34 -03 2016


Audrey,

de quem é o Transito/Transporte você está usando da sua caixa até o PTT-SP? 


> Em 4 de out de 2016, à(s) 11:56 AM, Audrey Roberto B Baldin <audrey.baldin at unitelco.com.br> escreveu:
> 
> A maioria dos casos que tenho notado problema, os participantes usam Juniper. Tem um caso, se não me engano com a Copel, que me parece que tem um Hauwei. Omais gritante são os Junipers.
> 
> Está ficando insuportável ao ponto de eu estar sendo cobrado para deixar de usar o IX.br.
> 
> Atépara o Google começamos a ter problema recentemente.
> 
> 
> Audrey
> 
> ----- Mensagem original -----
> De: "Diego Canton de Brito" <diegocanton at ensite.com.br>
> Para: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes" <gter at eng.registro.br>
> Enviadas: Terça-feira, 4 de outubro de 2016 11:35:58
> Assunto: [GTER] RES:  	Falha de comunicação com participantes do ATM via IX.br-SP
> 
> Interessante essa Info, Google usa Juniper também.
> 
> show arp | match 15169
> 00:1f:12:8b:77:c3 187.16.216.55   as15169.saopaulo.sp.ix.br
> f4:b5:2f:fc:1f:c3 187.16.218.58   as15169.saopaulo.sp.ix.br
> 
> Utilizamos Juniper aqui e não temos notado problemas como os descritos, todos com problemas utilizam Cisco e apresentam problemas para comunicar com Juniper? 
> Ou há alguém que utilize outras marcas e tenha o mesmo comportamento para Juniper? 
> Quem está com Cisco não está encontrando problemas para outras marcas também?
> 
> 
> -----Mensagem original-----
> De: gter [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em nome de HugLeo
> Enviada em: terça-feira, 4 de outubro de 2016 10:39
> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> Assunto: Re: [GTER] Falha de comunicação com participantes do ATM via IX.br-SP
> 
> Aqui também temos um roteador cisco no ptt,
> 
> Algumas vezes parte do tráfego do ptt é redirecionado para o link da operadora, mesmo as rotas mais específicas estando lá. Um dos ASs que está no meio é o da google.
> 
> Não analisei com detalhes, mas pode ser que se trate do mesmo problema.
> 
> Estou no EQUINIX-SP2.
> 
> 
> 
> 
> 2016-10-04 10:05 GMT-03:00 Audrey Roberto B Baldin <
> audrey.baldin at unitelco.com.br>:
> 
>> Bruno, realmente não vi esse email e não saberia dizer, você tem a 
>> thread dos emails reportando esse problema?
>> 
>> O que eu sei é que não é o meu roteador que perde a entrada ARP, é o 
>> roteador do outro participante que fica sem a entrada ARP para o meu 
>> IP no IX.br, mas ainda tem as rotas BGP que recebe do route-server, só 
>> que não consegue encaminhar para a minha caixa.
>> 
>> Audrey
>> 
>> ----- Mensagem original -----
>> De: "Bruno Cabral" <bruno at openline.com.br>
>> Para: gter at eng.registro.br
>> Enviadas: Terça-feira, 4 de outubro de 2016 6:48:17
>> Assunto: Re: [GTER]  Falha de comunicação com participantes do ATM via 
>> IX.br-SP
>> 
>> Você (ou o outro lado) nao estaria com aquela problema de tabela ARP 
>> expirando que foi relatado ha algumas semanas aqui mesmo na GTER
>> 
>> !3runo Cabral
>> --
>> Cursos e Consultoria BGP e OSPF
>> Mikrotik, JunOS, Quagga/IOS e VyOS/EdgeOS
>> 
>>> Date: Mon, 3 Oct 2016 16:48:26 -0300
>>> From: audrey.baldin at unitelco.com.br
>>> To: gter at eng.registro.br
>>> Subject: [GTER] Falha de comunicação com participantes do ATM via
>> IX.br-SP
>>> 
>>> Pessoal, boa tarde.
>>> 
>>> Já há algum tempo estamos experimentando problemas de comunicação 
>>> dentro
>> do IX.br-SP.
>>> 
>>> O sintoma é a perda de comunicação entre meu ISP e alguns participantes.
>> Essa falha é temporária (pode levar alguns minutos ou até mais de uma 
>> hora) e intermitente.
>>> 
>>> Tive de pedir para criar filtros com alguns dos membros do ATM pois
>> gerou muito calor com nossos clientes.
>>> 
>>> Quando percebemos a falha, não encontro nenhum problema no meu 
>>> roteador,
>> porém coma ajuda de uma pessoa de um dos participantes que o problema 
>> acontece, foi possível verificar que o roteador dele não possui a 
>> entrada ARP para o IP do meu roteador dentro do IX.br-SP.
>>> 
>>> Já abrimos chamado junto ao IX.br para tentar solucionar, mas tudo 
>>> que
>> nos disseram é que, após os testes de quarentena, não encontraram 
>> nenhum problema. Já troquei de temporariamente de roteador do meu lado 
>> para verificar se não era uma falha da minha caixa, sem sucesso.
>>> 
>>> Um detalhe interessante é que praticamente todos os participantes 
>>> com
>> que tenho problema usam Juniper (checando pelo MAC ADDRESS). Será 
>> possível que estão todos usando (ou trocaram recentemente) uma versão 
>> de JUNOS com algum bug?
>>> 
>>> Dentro os ASN que temos o problema:
>>> 
>>> EQUINIX (ALOG) - filtro solicitado ao IX.br AmericaNet - filtro 
>>> solicitado ao IX.br, ainda não aplicado AT&T - filtro solicitado ao 
>>> IX.br Matrix - filtro solicitado ao IX.br Vogel - foi o primeiro a 
>>> me reportar o problema e me parece que
>> solicitaram o filtro ao IX.br
>>> ONLINE DATACENTER - ainda não pedi o filtro Google - começou 
>>> recentemente CLigue - ainda não pedi o filtro
>>> 
>>> Esses são alguns que me lembro, mas podem existir outros onde o
>> interesse de tráfego seja menor.
>>> 
>>> Se possível e houver disposição de algum(s) destes participantes
>> entrarem em contato comigo para tentarmos uma avaliação em conjunto 
>> agradeceria muito.
>>> 
>>> Atte.,
>>> Audrey
>>> --
>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>> 
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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