[GTER] RES: Falha de comunicação com participantes do ATM via IX.br-SP

Audrey Roberto B Baldin audrey.baldin at unitelco.com.br
Tue Oct 4 11:56:05 -03 2016


A maioria dos casos que tenho notado problema, os participantes usam Juniper. Tem um caso, se não me engano com a Copel, que me parece que tem um Hauwei. Omais gritante são os Junipers.

Está ficando insuportável ao ponto de eu estar sendo cobrado para deixar de usar o IX.br.

Atépara o Google começamos a ter problema recentemente.


Audrey

----- Mensagem original -----
De: "Diego Canton de Brito" <diegocanton at ensite.com.br>
Para: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes" <gter at eng.registro.br>
Enviadas: Terça-feira, 4 de outubro de 2016 11:35:58
Assunto: [GTER] RES:  	Falha de comunicação com participantes do ATM via IX.br-SP

Interessante essa Info, Google usa Juniper também.

show arp | match 15169
00:1f:12:8b:77:c3 187.16.216.55   as15169.saopaulo.sp.ix.br
f4:b5:2f:fc:1f:c3 187.16.218.58   as15169.saopaulo.sp.ix.br

Utilizamos Juniper aqui e não temos notado problemas como os descritos, todos com problemas utilizam Cisco e apresentam problemas para comunicar com Juniper? 
Ou há alguém que utilize outras marcas e tenha o mesmo comportamento para Juniper? 
Quem está com Cisco não está encontrando problemas para outras marcas também?


-----Mensagem original-----
De: gter [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em nome de HugLeo
Enviada em: terça-feira, 4 de outubro de 2016 10:39
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
Assunto: Re: [GTER] Falha de comunicação com participantes do ATM via IX.br-SP

Aqui também temos um roteador cisco no ptt,

Algumas vezes parte do tráfego do ptt é redirecionado para o link da operadora, mesmo as rotas mais específicas estando lá. Um dos ASs que está no meio é o da google.

Não analisei com detalhes, mas pode ser que se trate do mesmo problema.

Estou no EQUINIX-SP2.




2016-10-04 10:05 GMT-03:00 Audrey Roberto B Baldin <
audrey.baldin at unitelco.com.br>:

> Bruno, realmente não vi esse email e não saberia dizer, você tem a 
> thread dos emails reportando esse problema?
>
> O que eu sei é que não é o meu roteador que perde a entrada ARP, é o 
> roteador do outro participante que fica sem a entrada ARP para o meu 
> IP no IX.br, mas ainda tem as rotas BGP que recebe do route-server, só 
> que não consegue encaminhar para a minha caixa.
>
> Audrey
>
> ----- Mensagem original -----
> De: "Bruno Cabral" <bruno at openline.com.br>
> Para: gter at eng.registro.br
> Enviadas: Terça-feira, 4 de outubro de 2016 6:48:17
> Assunto: Re: [GTER]  Falha de comunicação com participantes do ATM via 
> IX.br-SP
>
> Você (ou o outro lado) nao estaria com aquela problema de tabela ARP 
> expirando que foi relatado ha algumas semanas aqui mesmo na GTER
>
> !3runo Cabral
> --
> Cursos e Consultoria BGP e OSPF
> Mikrotik, JunOS, Quagga/IOS e VyOS/EdgeOS
>
> > Date: Mon, 3 Oct 2016 16:48:26 -0300
> > From: audrey.baldin at unitelco.com.br
> > To: gter at eng.registro.br
> > Subject: [GTER] Falha de comunicação com participantes do ATM via
> IX.br-SP
> >
> > Pessoal, boa tarde.
> >
> > Já há algum tempo estamos experimentando problemas de comunicação 
> > dentro
> do IX.br-SP.
> >
> > O sintoma é a perda de comunicação entre meu ISP e alguns participantes.
> Essa falha é temporária (pode levar alguns minutos ou até mais de uma 
> hora) e intermitente.
> >
> > Tive de pedir para criar filtros com alguns dos membros do ATM pois
> gerou muito calor com nossos clientes.
> >
> > Quando percebemos a falha, não encontro nenhum problema no meu 
> > roteador,
> porém coma ajuda de uma pessoa de um dos participantes que o problema 
> acontece, foi possível verificar que o roteador dele não possui a 
> entrada ARP para o IP do meu roteador dentro do IX.br-SP.
> >
> > Já abrimos chamado junto ao IX.br para tentar solucionar, mas tudo 
> > que
> nos disseram é que, após os testes de quarentena, não encontraram 
> nenhum problema. Já troquei de temporariamente de roteador do meu lado 
> para verificar se não era uma falha da minha caixa, sem sucesso.
> >
> > Um detalhe interessante é que praticamente todos os participantes 
> > com
> que tenho problema usam Juniper (checando pelo MAC ADDRESS). Será 
> possível que estão todos usando (ou trocaram recentemente) uma versão 
> de JUNOS com algum bug?
> >
> > Dentro os ASN que temos o problema:
> >
> > EQUINIX (ALOG) - filtro solicitado ao IX.br AmericaNet - filtro 
> > solicitado ao IX.br, ainda não aplicado AT&T - filtro solicitado ao 
> > IX.br Matrix - filtro solicitado ao IX.br Vogel - foi o primeiro a 
> > me reportar o problema e me parece que
> solicitaram o filtro ao IX.br
> > ONLINE DATACENTER - ainda não pedi o filtro Google - começou 
> > recentemente CLigue - ainda não pedi o filtro
> >
> > Esses são alguns que me lembro, mas podem existir outros onde o
> interesse de tráfego seja menor.
> >
> > Se possível e houver disposição de algum(s) destes participantes
> entrarem em contato comigo para tentarmos uma avaliação em conjunto 
> agradeceria muito.
> >
> > Atte.,
> > Audrey
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