[GTER] problema encontrado no teste de MAC do IX.br SP (era PTT-SP - Teste Falho na quantidade de MAC Address aprendido)

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Mon Nov 28 20:39:38 -02 2016

Em 25/11/16 22:32, Alexandre C. Fonseca escreveu:
> Srs,
>
> Estou ativando um link com o PTT SP e no teste online que faço para ir
> para a quarentena deles, estou tendo o erro:
>
> *A sua conexão não é capaz de aprender endereços MAC suficientes para
> operar com perfeição na rede de produção do IX.br.
> Verifique seu equipamento e os ativos no circuito entre seu AS e o IX.br.*

Olá.

Acho que devemos desculpas ao Alexandre e a alguns outros participantes.
Ao analisar mais a fundo este caso, em conjunto com alguns outros fora
da normalidade, descobrimos um problema em nosso teste que afetou alguns
participantes em ativação, incluindo muito provavelmente o caso aqui
discutido.

Havia um rate limit para broadcast aplicado na porta do switch onde um
dos servidores de teste se encontra conectado. Era um limite razoável
para quando os testes eram executados manualmente pelos analistas, mas
hoje temos simultaneamente 120 participantes em ativação em ambientes de
teste diferentes. Muitas vezes várias execuções do teste de MAC são
feitas em paralelo por participantes diferentes e em algumas situações o
rate limit estava levando o teste a apresentar erro.

O ajuste adequado no rate limit já foi feito e esse problema não deve se
repetir.

O Alexandre já passou no teste e identificamos alguns outros
participantes que podem ter sofrido o mesmo problema. Estão sendo
notificados nos respectivos chamados.

Se alguém está agora em um estado durante a ativação em que o teste de
MAC está apresentando erros e tem dúvidas sobre se foi afetado ou não,
basta executar o teste novamente.

Notem que o problema não afetou todos os ambientes de testes. E que
mesmo no ambiente de teste afetado, nem todos os testes apresentaram
problemas. Então, nem todos os erros são de fato falsos positivos.

É difícil ter um ambiente totalmente livre de erros e falsos positivos.
Estamos nos esforçando contudo para aperfeiçoá-lo sempre. Situações fora
do comum, onde tudo parece estar bem e correto, mas onde o teste
continua apresentando erros, são analisadas manualmente e com muita
atenção, para que qualquer problema seja encontrado e corrigido o mais
brevemente possível.

Agradeço a compreensão de todos.

Atenciosamente,
--