[GTER] RES: Sequestro de DNS no Registro.br

Francisco V Brasileiro francisco at brasileiro.adm.br
Wed Nov 23 13:35:40 -02 2016

Pegando o exemplo do Banco do Brasil, no gestor financeiro do BB (pelo
menos no para o Setor Público) cadastra a cadeia de responsabilidade. O
prefeito qd assume o cargo, cadastra seu token (e-cpf) e depois no próprio
site, autoriza a terceiros (Sec Finanças/Fazenda, que por sua vez autoriza
os Financeiros das respectivas Secretarias), o acesso ao sistema.

Tendo por premissa que os IDs no site registro.br são PESSOAIS, o cadastro
da entendida poderia ser associado a e-cnpj (ou outro certificado
equivalente) e este delegar o acesso aos respectivos IDs
Admin/Tec/Cobrança. Dessa forma, supera-se o problema citado, onde "[...] o
certificado não está disponível para a área de TI".

Um impedimento (na verdade seria mais um incômodo) seria a compatibilidade
dos tokens com os S.O. Mas como essa forma de proteção seria apenas mais
uma dentre as já oferecidas, não seria tão relevante, além de ser
facilmente superada., afinal qual empresa eh 100% *nix

Abraços

Francisco Brasileiro