[GTER] DDoS como proteger-se

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Nov 22 10:12:11 -02 2016

Estou estudando e começando a implementar um modelo interessante com um
cliente...

Criamos dois Proxys Reversos(AWS e Azure).
Do server fechamos VPN contra o IP do link de enlace (IP da operadora).

É algo bastante simples e embrionário, cheio de contrapontos, e sem muita
maturação...
Mas tende a ser funcional para Ataques menos elaborados.

Cliente não quer tirar as aplicações de casa(eu sei, eu sei... Já
argumentei).
Mas tem medo de ficar de cara para a rua.

A ideia é que em caso de algum ataque, tiramos os anúncios dos blocos
dele(ou fazemos no-export) e deixamos só o nariz para a rua.

Felizmente não houveram ataques significativos até agora...
O pessoal de dev ainda está desfazendo as caquinhas que começaram a
aparecer quanto colocaram tudo para passar pelo proxy reverso(RESTs e
outros estavam fora de padrão).

Não sei se ajuda, mas é uma abordagem interessante.

É claro que num caso ataque, vários problemas vão pipocar!
Uma hipótese que estávamos debatendo ontem é se, numa instância baratinha
dessas que estamos contratando os CloudProviders vão segurar no peito um
eventual ataque.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação