[GTER] Placa de rede

Leonardo Amaral - Listas listas at leonardoamaral.com.br
Tue May 31 09:20:56 -03 2016

O que diferencia uma placa de rede normal para uma placa de rede voltada a
servidores não é somente o MSI-X não (Até porque até as Realtek hoje
suportam isso [1]).

O que define as diferenças entre NICs é o suporte a recursos como DPDK [2],
offload de funções, como cálculo de checksum, FCoE, iSCSI, VLAN, VXLAN -
que rodam em wire-speed na placa de rede ao invés de rodar no módulo,
tecnologias como Flow Director [3] (Que no fundo é o suporte múltiplas
queues para balanceamento de IRQs), suporte a filtros de pacotes
programáveis na placa de rede e mais uma penca de outros suportes.

Estes recursos não fazem tanta diferença com baixos tráfegos, mas quando se
fala em interfaces de 10G, 40G e até 100G, acabam sendo bem especiais
(Principalmente porque o servidor estará bastante ocupado
provendo/processando essa banda).

Exemplo bom é sobre quem usa fastnetmon e soluções afins, que precisam do
PFRING-DNA ou netmap e sabem bem a diferença que isso faz na captura de
pacotes em tráfegos grandes.

[1]
http://www.realtek.com.tw/products/productsView.aspx?Langid=1&PFid=5&Level=5&Conn=4&ProdID=319
[2] http://dpdk.org/doc/nics