[GTER] Boas Praticas - Router de Borda

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon May 30 09:18:08 -03 2016

Sou radicalmente contra ​proteção por obscuridade.
É algo que:
 - Em escala, dá trabalho para implementar.
 - Complica a ativação de ferramentas de gerência centralizada.
 - Torna a gerência algo mágico, acabando com a sensação de transparência
na operação.
   Fica aquela coisa de que só o cachorro que escondeu o osso pode
encontrá-lo[1].

Se vai se gastar energia para implementar algum tipo de controle extra, por
que não fazer o que é melhor prática?
 - Porque não uma sub-rede específica para gerência de CPEs?
 - Porque não colocar Vlan de Gerência mesmo nos CPEs?
 - Porque não colocar regras bloqueando acesso vindo da LAN do CPE para
essa Vlan e faixa de rede de gerência?

OK, a Vlan é bem mais complicado de se implementar e depende de
configurações nos paineis.
Mas a faixa de rede de gerência não é tão complexa assim.

E tendo isso tudo bem amarradinho, uma atualização massiva de firmware vira
em apenas alguns cliques.
Não faz mais sentido gastar algumas horas a mais agora para não sofrer
depois?

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação