[GTER] UBNT Ação Reparação

Flavio Rescia Dias flavioresciadias at gmail.com
Sat May 28 11:16:05 -03 2016

Só um tempero nessa discussão, e antes de mais nada nossos clientes tiveram
pequeno impacto (-2% do parque).

Atualizar versão de firmware não é igual instalar Windows Update (ok,
péssimo exemplo), à de se checar o release n, testar, homologar, etc. Isso
leva tempo, claro que não estamos falando de muitos meses. Um exemplo é uma
dessas versões desesperadas de firmware que sairam sem suporte a scripts
customizados, se simplesmente rodassemos a atualização em lote, muitos
serviços específicos parariam de funcionar. E mesmo com versões mais
recentes à relatos de vulnerabilidades sendo exploradas.

O que quero dizer é que, a)entendo que vulnerabilidades podem existir mas
b)o fabricante deve ser responsabilizado, porém c)não acho que seja através
de reparação financeira, pois cada empresa assume seus riscos d)a imagens
da UBNT, a redução das vendas e etc já servirá de punição nesse caso mas
e)mas essa demagogia de "sou o Mr. Ambiente perfeito, a culpa não é da UBNT
é suaaa 😈" , me parece um tanto imparcial e equivocada. Li cada coisa de
algumas dessas pessoas na última semana que já consigo imaginar o que tem
embaixo desses tapetes.

Acabei me estendendo, mas tudo isso foi para dizer que boa prática não é
sair atualizando desesperadamente, para a última versão, é preciso
homologar e isso leva tempo.